8 de ago. de 2010

Concientização

Domingo passado enquanto fazia minha caminhada com um dos meus cães (uma boxer com 5 anos), pude notar a falta de informação das pessoas e também o quanto incomodava aos outros donos de cães a presença do meu cão( no caso um cão de porte grande).Ela é uma cachorra muito bonita com um bom porte,mas tem suas orelhas cortadas o que passa uma visão de um cão agressivo, o que ela não é.
Aonde quero chegar é que ouvi comentários como : "cuidado, um cão como esse atacou e matou um poodle". O que quero dizer é que não é o cão que ocasionou isso e sim o dono irresponsável que está por trás do cão. Acontece que as pessoas devem levar em consideração que o seu cão pequenino, as vezes instável ,pode ser o causador de um ataque. Não é porque ele é pequeno que não vai causar nenhum estrago em outro cão se ele ficar encarando e latindo (as pessoas até acham bonitinho - mas não é)
Cães se comunicam por energia, postura, imposição de liderança e depende de nós donos de cães assegurar que nossos cães estejam calmos e submissos quando  junto a nós em ambientes abertos. Isso requer muita dedicação e não acontece do dia para a noite.
Ao sair com seu cão faça uma caminhada longa para que ele gaste as energias acumuladas dentro de casa,e então, pare para conversar com os outros donos de cães que se encontram no mesmo local que você (praça, parque....)

Um comentário:

  1. Concordo com a opinião do post, pois geralmente as pessoas veem o cão que saiu mais ferido como a vítima da história e não consideram a contribuição da conduta dele para o desencadeamento da briga. Acho que muita coisa já é da própria natureza do animal (como ficar latindo e provocando outros cachorros) e que muitas vezes o dono pode não saber como proceder nessas ocasiões. Afinal, acredito que a maioria dos donos não é especialista em comportamento animal e vai tentar acertar na educação do seu cão da melhor forma possível.

    Fica aqui uma sugestão para um futuro post que eu acho que pode servir para muita gente: como proceder quando o seu cão fica latindo e provocando outros cachorros na rua? E quando o seu cão é que é o provocado?

    Ah, só mais uma coisiiiiinha: faltaram algumas aspas em uns pronomes possessivos no post... hasuhaushauhshaush...

    Bjusssssssssssss...
    E pra minha Nalinha tbm ^^
    Saudades

    ResponderExcluir